19 de março de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:
27 de agosto - Dia do Psicólogo

O Departamento de Psicologia foi fundado em 1987, embora o relacionamento entre esses profissionais e a Sociedade tenha começado dois anos antes, quando o Serviço de Psicologia do Instituto do Coração, de São Paulo, organizou o I Simpósio de Psicologia Aplicada à Cardiologia, paralelo ao Congresso da SOCESP, evento que é realizado até os dias de hoje.

De grande importância, a ligação entre Psicologia e Cardiologia se estreita ainda mais quando se refere a fatores de risco, em sua maioria, comportamentais, para a instalação da doença aterosclerótica e estados psíquicos complicadores da evolução do mal cardíaco, em sua maioria relacionados a comportamentos vinculados à aderência ao tratamento, modificação de hábito e qualidade de vida. Fatores relacionados, principalmente, a características de personalidade, ambientais ou culturais.

A partir do diagnóstico, qualquer que seja a ação terapêutica, clínica ou cirúrgica, os quadros psicológicos serão concomitantes à cardiopatia, com repercussões na evolução da doença e na reabilitação biopsicossocial do paciente, com reflexos nas relações familiares e até no ambiente social.

O livro Psicologia Aplicada à Cardiologia, organizado pela doutora Bellkiss Romano, fundadora do Departamento, e a obra Fundamentos da Psicologia Aplicada à Cardiologia, organizada pelas psicólogas Maria de Fátima Oliveira e Silvia Cury (Editora Papirus/1995), foram publicados pelo Departamento de Psicologia da SOCESP.


COORDENADORA GERAL - PATRÍCIA PERNICIOTTI ALMEIDA COSTA

COORDENADOR CIENTÍFICO - LEONARDO SANTOS DE SOUZA

COORDENADORA CIENTÍFICA - LEILANE CRISTINE KRUTZFELDT ANTONIAZZI

COORDENADORA ADMINISTRATIVA - SUZANA GARCIA PACHECO AVEZUM



BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias