19 de março de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

O Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos foi fundado em fevereiro de 2019 por iniciativa da SOCESP, da Dra. Paula Vieira de Vincenzi Gaiolla, do Dr. Ricardo Tavares Carvalho e do Dr. Daniel Battacini Dei Santi. 

O grupo é multidisciplinar e conta com membros dos 08 departamentos da SOCESP, é um trabalho que se dá por múltiplos conhecimentos que atuam juntos e focados no mesmo objetivo. As discussões de caso acontecem necessariamente com todos os profissionais, não apenas para estudar, mas também para apresentar aos profissionais de saúde um novo olhar com base científica forte, sem esquecer a empatia e compaixão, trabalhando em prol da melhoria da qualidade de vida, controle de sintomas  e também aumento do tempo de vida do paciente.

Identificaram a SOCESP como o melhor caminho para dividir estes conhecimentos com o maior número de profissionais da área da saúde. Não só pelo tamanho da sociedade, mas por se tratar da principal missão da SOCESP a difusão do conhecimento e o compromisso científico com a classe multiprofissional e com a população em geral.

A primeira reunião do grupo aconteceu no dia 11 de fevereiro de 2019. 

O primeiro importante trabalho foi a expressiva contribuição para produção do livro da SOCESP intitulado “Atenção à saúde cardiovascular do idoso: Uma abordagem Interdisciplinar”. Abordando temas como Cuidados Paliativos em Cardiologia; Manejo Clínico do Idoso Cardiopata em Cuidados Paliativos; Aspectos Nutricionais, Odontológicos e Fisioterapêuticos no Fim da Vida; Suporte Psicossocial ao Idoso Cardiopata em Cuidados Paliativos e Legislação sobre Terminalidade de Vida no Brasil, este livro representa uma importante contribuição para a área de saúde e de cuidados paliativos. Lançado oficialmente no 40º congresso da SOCESP pode ser considerado uma referência para todos os profissionais que atuam e pretende atuar nessa importante área. Diferente das publicações disponíveis, este livro apresenta uma visão integrada de todos os aspectos do cuidado do idoso, com especial foco no acompanhamento das alterações cardiovasculares.

Membros: 

Adriana Araújo De Medeiros

Ana Carolina de Andrade Buhatem Medeiros
Daniel Battacini Dei Santi
Debora Clotilde Carolla
Karla Fabiana B. S. D. F. Carbonari
Lilia Timerman
Luciene Oliveira
Luisa Murakami
Maria Teresa Cabrera Castillo
Marcia Epifanio Novais Pizze
Milena David Narchi
Paula Vieira de Vincenzi Gaiolla
Ricardo Tavares de Carvalho



EXPOSIÇÃO VIRTUAL:


Aide:                                   Assista ao Vídeo
Diva:                                   Assista ao Vídeo
Glaucia:                              Assista ao Vídeo
Joelma:                               Assista ao Vídeo
Mateus Roberto:              Assista ao Vídeo
Pedro:                                 Assista ao Vídeo
Welington:                         Assista ao Vídeo



ARTIGOS:

A Essência dos Cuidados Paliativos                                                            Clique Aqui
Cuidado Paliativo em Cardiologia Pediátrica                                           Clique Aqui
Cuidado "Com" Paixão Pelo Paciente em Fim de Vida                            Clique Aqui


BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias