18 de março de 2024 - SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMPARTILHE:                          COMPARTILHE:

Missão SOCESP

Congregar, representar e defender os interesses profissionais dos cardiologistas do Estado de São Paulo, especialmente estimulando o progresso, a responsabilidade social e a difusão do conhecimento em Cardiologia.

Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP.

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1976. Regional da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Departamento de Cardiologia da Associação Paulista de Medicina (APM), conta com cerca de 8 mil associados. Entre seus fundadores estão renomados cardiologistas brasileiros, como o Dr. Adib Jatene.

Os principais objetivos da Sociedade são contribuir para a atualização dos cardiologistas do estado e difundir o conhecimento científico gerado pela própria SOCESP aos profissionais da saúde que atuam na Cardiologia e para a população em geral.

No início da década de 80, na gestão do Dr. Radi Macruz, sentiu-se a necessidade de integrar os cardiologistas do estado e, para tanto, foram fundadas as primeiras regionais. Hoje, a SOCESP conta com 19, nas principais cidades do estado: ABCDM; Araçatuba; Araraquara; Araras; Bauru; Botucatu; Campinas; Franca; Jundiaí; Marília; Osasco; Piracicaba; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São Carlos; São José do Rio Preto; Sorocaba e Vale do Paraíba.

Na gestão do Dr. Luis Carlos Bento de Souza, entre 1986 e 1987, o trabalho multidisciplinar tornou-se uma realidade indiscutível e imprescindível. Diante disso, a SOCESP passou a fomentar o trabalho de áreas relacionadas à Cardiologia, através de seus departamentos: Enfermagem, Psicologia, Nutrição, Farmacologia, Odontologia, Fisioterapia, Serviço Social e Educação Física e Esporte.

Difusão de conhecimento

Para cumprir seus objetivos, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo edita um jornal e uma das mais conceituadas publicações científica do país, a Revista da SOCESP, publicada há quase 30 anos.

Na gestão do Dr. Protásio Lemos da Luz, 1984 – 1985, foi implantado o programa de educação continuada e, desde então, são promovidas atividades científicas nas mais diversas cidades do estado.

Algumas das atividades são tradicionais, como o Curso de Reciclagem, que reúne alguns dos mais renomados cardiologistas do país, no qual são revisados todos os aspectos da Cardiologia, sempre com sucesso de público e de programação.

No Centro de Treinamento em Emergências Cardíacas, que fica junto à sede da SOCESP, profissionais da saúde são preparados para prestar os primeiros socorros. Desde 2005, na gestão do Dr. Otávio Rizzi Coelho, esses cursos estão abertos à população em geral.

O Portal da SOCESP é uma importante ferramenta de difusão de conhecimento científico. Foi implantado na diretoria do Dr. José Carlos Nicolau, 1995 – 1997.

Congresso

Em 1978, sob a coordenação do Dr. Antonio Fortuna, foi realizada a Jornada de Cardiologia em Campinas, o embrião do Congresso da SOCESP, que inicialmente, deveria ser realizado, a cada ano, em uma cidade diferente do interior do estado. O primeiro aconteceu em 1980, sob a presidência do Dr. Jarbas Dinkuysen.

A principal atividade científica da SOCESP é o congresso anual, que recebe cerca de oito mil cardiologistas de todo o país, especialistas de importantes centros do mundo, assistentes sociais, educadores físicos, dentistas, enfermeiros, farmacologistas, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos.

O Congresso da SOCESP também reúne cerca de duas mil pessoas, entre representantes da indústria farmacêutica e de equipamentos, e equipe de apoio.

O Congresso conta com uma área de exposições com cerca de 50 estandes, onde empresas expõem seus produtos e serviços.

Além disso, como um dos mais importantes congressos médicos do país, destaca-se por trazer, para ministrar palestras, profissionais conceituados de importantes centros dos Estados Unidos, da Europa e da América Latina, e por tratar de assuntos importantes do dia-a-dia do cardiologista.

Na metade da década de 90, o congresso tinha crescido de tal forma que foi necessário fixar em uma única cidade com infra-estrutura para receber os cardiologistas de todo país. A cidade escolhida foi Campos do Jordão.

O crescimento do congresso continuou e, mais uma vez, foi necessário mudar. Em 2007, passou a ser realizado na capital paulista, cidade capaz de oferecer infra-estrutura, conforto e segurança ao maior congresso médico regional.

Infra-estrutura

Para dar suporte ao trabalho, a SOCESP, em 1984, na gestão do Dr. Protásio Lemos da Luz, adquiriu sua primeira sede, na Avenida Paulista, uma das mais importantes da cidade de São Paulo.

Hoje, a sede da SOCESP na capital paulista conta com estrutura adequada para atender os sócios.

Estatuto / Regimento Interno

Acesse aqui a página do Estatuto e do Regimento Interno.

BUSCA NO SITE

Acesso restrito

Siga-nos

Últimas notícias